UFC-UNIVERSIDADE
FEDERAL DO CEARA
AEE- ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Disciplina: AEE
Aluna: Rosana Antonia Moreira
Tutora: Marileth Neves da Cruz Berto
AEE – Fechamento
O Papel do professor do AEE na escola e na SRM,
sua importância, e as contribuições do
seu plano de ensino para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência.
Uma das inovações trazidas pela Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o
Atendimento Educacional Especializado - AEE, um serviço da educação especial
que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC,2008). Nessa
perspectiva o papel do professor(a) do AEE dentro do espaço do ensino regular é
necessário e muito importante. Pois é o professor do AEE que acompanha todo o
desenvolvimento do aluno no ensino regular e constrói alternativas que auxilie
o mesmo planejar as atividades de acordo
com a sua deficiência. O atendimento do AEE precisa ter ligação direta com o
professor da sala comum, e não pode ser confundido em nenhum momento com
reforço escolar. O atendimento da sala de recurso é especifico, e só pode ser
realizado através do estudo de caso, é necessário conhecer o aluno e, a partir desse conhecimento procura planejar as
atividades de acordo com cada deficiência e assim utiliza-se do atendimento com
atividades diferenciadas da sala comum, atividades estas, que tem como objetivo
auxiliar também o professor da sala regular no processo de desenvolvimento da aprendizagem
do aluno, sempre lembrando que cada deficiência
tem sua especificidade, portanto as atividades precisam estar voltada para tal .
O
professor do AEE após ter conhecimento de todas as informações sobre o aluno e
sua deficiência, tem a responsabilidade de construir estratégias e condições que
visem melhores condições de permanência desse aluno no ambiente escolar com o
objetivo de fazer com que haja inclusão e não somente a integração na instituição,
e primordialmente no ensino regular. O conhecimento sobre a deficiência, da
vida social e familiar para o professor do AEE é essencial e necessária para
que o aluno, o professor da sala comum e a família sejam seus parceiros.
Estejam abertos a receberem todo atendimento e orientações na melhora da
qualidade de vida educacional, social e na construção da autonomia e independência
do aluno. Dessa forma o planejamento do professor do AEE
se torna eficaz na contribuição da aprendizagem e desenvolvimento do aluno com
atendimento na SRM. Como já dito anteriormente o professor do AEE acompanha
toda a trajetória educacional do aluno no ensino regular.
Concluindo, na visão de uma inclusão escolar, o
professor do AEE não pode ser um
especialista em uma área específica. Podemos dizer que sua função e de um multiprofessor.
Rosana, muito bem elaborado seu texto, coloca como foco principal do Atendimento Educacional Especializado a participação dos alunos considerando suas necessidades específicas, e mostra a importância da parceria entre professor da sala comum, família e professor da sala multifuncional, para o melhor desenvolvimento do aluno. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada Cezarino!!
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