domingo, 4 de agosto de 2013


 
UFC-UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
AEE- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
 
 
Disciplina: AEE

Aluna: Rosana Antonia Moreira

Tutora: Marileth Neves da Cruz Berto  

AEE – Fechamento

O Papel do professor do AEE na escola e na SRM, sua importância, e as  contribuições do seu plano de ensino para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência.

Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento Educacional Especializado - AEE, um serviço da educação especial que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC,2008). Nessa perspectiva o papel do professor(a) do AEE dentro do espaço do ensino regular é necessário e muito importante. Pois é o professor do AEE que acompanha todo o desenvolvimento do aluno no ensino regular e constrói alternativas que auxilie o mesmo  planejar as atividades de acordo com a sua deficiência. O atendimento do AEE precisa ter ligação direta com o professor da sala comum, e não pode ser confundido em nenhum momento com reforço escolar. O atendimento da sala de recurso é especifico, e só pode ser realizado através do estudo de caso, é necessário conhecer o aluno e,  a partir desse conhecimento procura planejar as atividades de acordo com cada deficiência e assim utiliza-se do atendimento com atividades diferenciadas da sala comum, atividades estas, que tem como objetivo auxiliar também o professor da sala regular  no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno, sempre lembrando que cada  deficiência tem sua especificidade, portanto as atividades precisam estar voltada para tal .

         O professor do AEE após ter conhecimento de todas as informações sobre o aluno e sua deficiência, tem a responsabilidade de construir estratégias e condições que visem melhores condições de permanência desse aluno no ambiente escolar com o objetivo de fazer com que haja inclusão e não somente a integração na instituição, e primordialmente no ensino regular. O conhecimento sobre a deficiência, da vida social e familiar para o professor do AEE é essencial e necessária para que o aluno, o professor da sala comum e a família sejam seus parceiros. Estejam abertos a receberem todo atendimento e orientações na melhora da qualidade de vida educacional, social e na construção da autonomia e independência do aluno.   Dessa forma o planejamento do professor do AEE se torna eficaz na contribuição da aprendizagem e desenvolvimento do aluno com atendimento na SRM. Como já dito anteriormente o professor do AEE acompanha toda a trajetória educacional do aluno no ensino regular.

Concluindo, na visão de uma inclusão escolar, o professor do AEE não pode ser  um especialista em uma área específica.  Podemos dizer que sua função e de um multiprofessor.


 

2 comentários:

  1. Rosana, muito bem elaborado seu texto, coloca como foco principal do Atendimento Educacional Especializado a participação dos alunos considerando suas necessidades específicas, e mostra a importância da parceria entre professor da sala comum, família e professor da sala multifuncional, para o melhor desenvolvimento do aluno. Parabéns!!!

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