Grupo:Troca
de conhecimento
Componentes:
Francine de Campos Pereira Leite
Rosana Antonia Moreira
Rosana Cristina Anzelhote
Tutora Presencial:Marileth Neves da Cruz Berto
Tecnologia
Assistiva
A
Tecnologia Assistiva é ainda um tema novo, mas tem nos ultimos anos ampliando seu espaço no ambito da Educação
principalmente após a questao da obrigatoriedade da inclusão. A TA se tornou
ferramenta necessaria entro do trabalho pedagogico e já faz parte do fazer do
cotidiano dos professores da SRM e da
mesma forma do professor de sala comum diante as possibilidades de alternativas
de enriquecimento do desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiencia .
Pois, amplia habilidades funcionais de
pessoas com deficiencia e assim provocando sua independencia, bem como a
de facilitar o trabalho dos educadores, e a relaçao do
educando com deficiencia com todos que compartilham ele o espaço escolar. Em outras palavras a TA
tambem pode ser entendida como um
conjunto de equipamentos, serviços,
estrategias e prátic as que tornam menores os problemas encontrados
pelas pessoas com deficienciencias” ( BERSCH 2006, p.2).
A TA dentro das escolas como diz Rita Bersch é buscar, com criatividade, uma alternativa para
que o aluno realize o que deseja ou precisa. É encontrar uma estratégia para
que ele possa "fazer" de outro jeito. É valorizar o seu jeito de
fazer e aumentar suas capacidades de ação e interação, a partir de suas
habilidades. É conhecer e criar novas alternativas para a comunicação,
mobilidade, escrita, leitura, brincadeiras, artes, utilização de materiais
escolares e pedagógicos, exploração e produção de temas através do computador
etc. É envolver o aluno ativamente, desafiando-o a experimentar e conhecer,
permitindo assim que construa individual e coletivamente novos conhecimentos. É
retirar do aluno o papel de espectador e atribuir-lhe a função de ator.
(BERSCH, 2006).
A
Tecnologia Assistiva é uma das ferramentas promovedora da verdadeira inclusao
do aluno com deficiencia no ensino regular,
sem os recursos que o
auxilie estaria apenas inserido e não
incluso. Ou seja, entendemos que a Tecnologia Assistiva dentro das escolas e fora da escola no dia a
dia do deficiente fisico é util, necessaria e verdadeiramente importante tanto
para o desenvolvimento educaciona quanto para uma melhor qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário